Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

Além do Esmalte :: Cutículas

Cortar as cutículas é um hábito de muitas brasileiras. A minoria delas (como eu) já não gostam deste costume e preferem hidratá-las.
Ambos os jeitos de cuidar das unhas são válidos e, se realizados corretamente, podem deixar nossas amadas lindas. Nesse contexto, irei mostrar algumas regras e dicas sobre como cuidá-las e mantê-las sempre bonitas.


Nós brasileiras somos uma da únicas (se formos as únicas) que temos o hábito, melhor dizendo cultura, de cortar as cutículas. Pois é, galera! Então se querem manter este costume e fazer alguma diferença, façam tudo correto. Mas lembrando que este costume não é tão saudável. Agora vamos as regras:

1- Tenha seu próprio alicate: é imprescindível que isto seja feito. Se não fizer as unhas em casa leve-o para o salão, mesmo que sua manicure venha com aquela história de que os alicates do estabelecimento são sempre esterilizados. Use o SEU e previna-se de doenças.
2- Mantenha seu alicate amolado: nunca retire suas cutículas com um que esteja cego, pois ele pode estragá-las e criar aqueles famosos "bifes".
3- Nunca empreste seu alicate para ninguém: não é questão de egoísmo, mas sim de higiene pessoal. Ao emprestá-lo a alguém você pode adquirir doenças que não têm cura. Siga este conselho e não contamine o seu material.
4- Só corte suas cutículas se você souber como: nem pense que fazer as unhas é um trabalho fácil, que é apenas pegar o alicate e sair cortando tudo; existe um grande cuidado e técnica para esta hábito que só as manicures sabem (claro que nem todas). Então se perceber que você anda retirando muitos bifes procure um profissional  e evite feridas e infecções.
5- Hidrate as cutículas antes de retirá-las: sempre deve amolecê-las antes de cortá-las. Isso faz com que o alicate não fique cego, além de não estragar as unhas.

Obs.: Sei que tirar as cutículas deixa as unhas muito bonitas, mas também pode provocar o enfraquecimento delas. A cutícula ajuda a proteger as unhas, por isso que eu digo que cortá-las não é a maneira mais correta.


É o que eu faço. Há mais de um ano parei de cortá-las e passei a hidratá-las. E confesso que percebi uma diferença quando minhas unhas ficaram grandes, o que eu considerava impossível pelo fato delas quebrarem  tanto. Por isso é o que eu aconselho a todo mundo.

1- Hidrate: é a "chave mágica" galera; hidratem todos os dias, assim você consegue deixá-las mas finas, melhorando bastante o acabamento do esmalte.
2- Empurre: também ajuda a deixá-las mais finas. Dica: empurre-as com uma toalha após o banho, com o palito de laranjeira.

Obs.: Para quem retira as cutículas e que abandonar este hábito, o segredo é ter paciência. Durante as duas ou três semanas é inevitável que elas não fiquem feias, mas é assim mesmo. Elas passaram por muito tempo sofrendo com os cortes feitos anteriormente. Após este curto tempo será visível que elas estarão lindas e saudáveis. Abaixo alguns cremes que eu indico para a hidratação:




1- Cera Nutritiva Unhas e Cutículas, Granado: é maravilhosa. Ela regenera a cutícula deixando elas bem fininhas. Pode até parecer um pouco cara (já encontrei dela vendendo por R$21,00), mas rende muito; comprei a minha em novembro do ano passado e ela só acabou em e agosto deste ano. Sem falar que tem um cheirinho ótimo.
2- Bepantol: nunca usei, mas segundo outras blogueiras ele também é ótimo.
3- Amolecedor de Cutículas, Ideal: ele é razoável gente. Não acho que ele deixe as cutículas mais finas, mas sim muito hidratadas. Eu usei bastante dele antes de adquirir a Cera da Granado.
4 - Mira Cuticle, Avon: nunca usei também, mas tenho uma vontade enorme; pelo o que vejo em outros blogs ele é quase uma perfeição. Lembro muito bem que várias blogueiras reclamavam quando ele passou a não ser mais vendido. Agora voltou as revistas, o que me faz correr atrás de uma revendedora.
5- Creme Para as Mãos, Risqué: foi meu primeiro hidratante. Assim como a Cera ia comigo pra todo o lugar. Meus colegas nunca cansavam de comentar o quanto ele era cheiroso quando eu, no meio da aula, simplesmente o retirava do meu estojo e começava a passar nas mãos. Também tem um efeito muito bom, Hidrata bastante as cutículas.


Gostaram? Retiram as cutículas ou as hidratam?


Um comentário:

  1. Eu tbm não tiro cutículas,uso a cerinha da Granado, ela eh ótima! Mas a minha esta acabando, tenho que comprar outra =\
    Estou visitando hoje pela primeira vez seu blog, amei, parabéns!
    Se quiser da uma passadinha no meu, ficarei agradecida =) www.terapiadecompras.blogspot.com

    bjs
    Tainah

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...